Eu sou Bianca Calcagni, carioca, da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Produção e Política Cultural com especializações em Gestão e Políticas Culturais e formação em Música e Negócios. Sócia da Zambo Produções e Eventos junto com a cantora, compositora, violonista e produtora musical Ana Costa, sou idealizadora do Produção Cultural Online e criadora do método DOT, além de professora e mentora de projetos culturais e leis de incentivo à cultura, gerente de projetos na agência Novo Traço, percussionista e cantora. 

 

 

Atuante no mercado cultural há mais de dezoito anos, nos últimos seis fui parecerista da lei federal de incentivo à cultura na área de música, além de recentemente parecerista da Lei Aldir Blanc no edital Fomento de Todas as Artes da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, em diversas linguagens artísticas. 

 

Pra mim é um grande prazer estar aqui para apresentar o Produção Cultural Online, meu mais recente projeto, que visa compartilhar com todos vocês a minha experiência em produção cultural, além de apresentar o método DOT criado por mim no final de 2020, onde adaptei ferramentas da gestão tradicional de empresas aplicadas para a Produção Cultural a partir de três pilares essenciais. Determinação, organização e trabalho com foco na criação e desenvolvimento de projetos culturais. Em breve trarei mais detalhes sobre esse método para vocês, com o lançamento de um curso especialmente pensado para você, Produtor Cultural.

 

Bom, se você ainda está aqui é por que ficou a fim de saber qual é a minha, né?! Então vou começar falando um pouco da minha história. Eu venho de uma família musical. Sou filha da cantora e compositora Marta Leal que tem dois cds lançados e integrou o grupo candongueiro por mais de vinte anos, bisneta da Maestrina Estephania Leal uma das primeira mulheres a tocar piano no cinema mudo, contemporânea de Villa Lobos e parceira de muitas jornadas, e irmã do percussionista e compositor, além de designer gráfico, Ernani Cal que atualmente integra o Monobloco, é mestre de bateria do Minibloux e professor de música. 

 

Ingressei na música por influência de minha mãe, com quem fiz meu primeiro trabalho aos quinze anos. Nascida e criada no meio do samba iniciei minha relação com a música através de práticas autodidatas. Toco pandeiro, tantan, surdo, tamborim, repique de mão e repique de anel; e por mais de dez anos ministrei aulas destes instrumentos.

 

Com quase três décadas tocando nos bares, botequins e rodas de samba do Rio de Janeiro, depois de ter gravado e tocado/cantado com Mestre Marçal, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Martinho da Vila, sem falar nos inúmeros cantores e compositores que tive a honra de acompanhar enquanto fiz parte do grupo Roda de Saia (O Roda), nos seus dez anos de existência. Dá uma olhada nesse vídeo aqui, pra conhecer um pouco mais da minha história que depois eu conto mais. 

 

Essa jornada musical abriu as portas para um universo novo, o da produção. E é pra isso que estou aqui hoje, para propor um local de trocas, reflexões e aprendizados sobre o universo da produção cultural. 

 

Mas afinal, o que é produção cultural? O que você faz da vida Bianca? Me conta!!!

 

Produtor Cultural é a pessoa que realiza, que faz a ideia sair do campo da criação e se transformar em projeto para que consiga ser executado, realizado. E pra isso eu tenho três  maneiras de trazer soluções para a criação de projetos culturais: capacitação,  mentoria e consultoria. Com essas possibilidades, ofereço a artistas, empresas e produtores um planejamento estratégico de realização de suas manifestações artísticas visando o alcance de suas metas previamente estabelecidas. 

 

É com um grande prazer que faço arte e cultura no Brasil, visando gerar bons resultados tanto na esfera artística, quanto social e econômica, contribuindo para a cadeia produtiva da Economia Criativa. E é por isso que há alguns anos invisto meu tempo e energia na produção de projetos culturais,  sejam eles incentivados ou não. 

 

Depois de tudo isso, só tenho um pedido! 

 

Clica nestes ícones abaixo! Me segue no Instagram e se inscreve no Youtube.
Avisa pra todo mundo que o PRODUÇÃO CULTURAL ONLINE chegou.